O Bordel mais fantasticamente deprimente da Blogosfera

Wednesday, July 04, 2007

Distracção ou Estupidez?

Olá lindinhos e lindinhas que vagueiam por este cenário grotesco da blogosfera.
Marketing, publicidade e legislação são matérias que cada dia que passa mais tem que andar de mãos dadas.
A publicidade é um dos vectores que pode levar a um crescimento de determinada marca ou empresa.
Um marketing chamativo é meio caminho andado para que o consumidor identifique a marca e que seja um impulso á sua compra.
No entanto este marketing não é apenas feito de modo puramente institucional, através de campanhas nos média, acções ou promoções nos locais de venda, e mesmo através da organização de grandes eventos com o patrocínio De…. E desde que haja festa, a malta já anda toda contentinha.
No entanto o marketing tem também que chegar ao produto em si. Ele tem que ter uma embalagem que desperte a atenção do nicho de consumidores para o qual está destinado…assim tipo gaja boa quando passa. Eheheheheeh.
No entanto há a necessidade de conjugar a imagem com uma panóplia de legislação que a entrada de Portugal na EU veio impor.
Esta legislação está muitas vezes representada nos avisos, informações ou alertas que as embalagens possam conter. Nomeadamente quando possam por em causa a segurança das pessoas pelas mais diversas razões.
No entanto, na ânsia de colocarem todas as informações e mais algumas, há empresas que não reparam no que está impresso nas embalagens dos seus produtos.
Será porque com medo da legislação comunitária e das eventuais coimas que possam a vir a pagar preferem ter informação a mais do que a menos…independentemente do tamanho da bacorada que lá ponham.
Ou será somente uma piquena distracção ou uma grande estupidez?
Vamos ver alguns exemplos que vão do hilariante até ao rebolar de tanto rir.
Que soem as trombetas, a festa vai começar.
Na embalagem do sabonete Dove aparece a seguinte indicação: “Utilizar como sabonete normal”….boa! cabe agora a cada um de nós imaginar para que serve um sabonete anormal.
E eu que pensava que o ph neutro do sabonete Dove também servia de patins.
Não só nos produtos de higiene as coisas são caricatas. Também nos produtos alimentares elas existem.
Em algumas refeições congeladas da Iglo aparece como sugestão de apresentação uma coisa brilhante…”Descongelar”. Como???
É só sugestão! De repente o pessoal pode estar afim de lambê-la como se fosse um gelado. Ou então quem sabe, possa ser utilizado como pisa papéis…mas acho que as folhas eram capazes de vir a ficar um bocadinho para o húmidas. Eheheheeh.
Mas as preciosidades também aparecem na hotelaria. Para mim não há nada como um hotel que tem imensas coisas na casa de banho… no fim servem sempre de recuerdo. Coisa de pobre.
E num desses hotéis que oferecia uma touca de banho…”Válido para uma cabeça”. Sinceramente a tolher a imaginação dos hóspedes. Já viram alguém muito romântico ter a ideia de colocar a sua cabeça e a da sua amada na mesma touca, e assim já não o podem fazer. Velhacos.
Voltando a comidinha.
E quando o que está impresso, está em locais no mínimo inadequados? Asneira na certa.
Na sobremesa Tiramisú da marca Tesco aparece impresso no lado debaixo da caixa esta relíquia da informação: “ Não inverter a embalagem”…Uups!! Leu o aviso…é porque já inverteu. Mas o que faz isto no fundo da caixa. Aqui não há dúvida do que é… é estúpido.
Mas a saga continua no mundo das sobremesas. No pudim da marca Mini-Preço aparece a frase que está a queimar na publicidade actual. Estão preparados para esta genialidade? Cá vai disto… “ Atenção: O pudim estará quente depois de aquecido”. Comentários para quê. È o chamado pudim De La Palisse. Eheheheh.
Mas a diversidade é grande. Até onde nunca esperaríamos que elas aparecerem elas dizem…cucu.
Na embalagem da Tábua de passar Rowenta encontramos esta pérola… “Não engomar a roupa sobre o corpo “. Porque não?
Gostava de conhecer a infeliz criatura que deu origem a este aviso. E eu que já tinha tido a ideia brilhante de fazer 2 em 1. Passava a roupa e fazia uma sauninha. Esta malta dos avisos acaba com qualquer ideia pioneira.
E nos medicamentos!! Verdadeiras descobertas de inovação no marketing.
Dois pequenos exemplos. Num medicamento PEDIÁTRICO contra o catarro infantil, da Boots aparece esta jóia… “Não conduzir automóveis nem manejar maquinaria pesada depois de tomar esta medicamento”… Realmente todos os acidentes na estrada e na construção civil são por culpa das criaturas que tomam este medicamento.
Assim já percebo de onde é que vieram aquelas frases de engate do obral… da malta que toma este medicamento.
Por outro lado, nas pastilhas para dormir da Nytol, diz simplesmente… “ Advertência: pode provocar sonolência.”…Pode não, deve! Foi para isso que o comprei.
Se calhar o melhor para dormir é mesmo tomar um estimulante desta marca…ou não.
Mas os avisos inteligentes não deixam escapar nada. Vejam bem esta belezura de aviso.
Numa faca de cozinha, “Importante: Manter longe das crianças e animais de estimação”… será que há cães e gatos que tem identidades secretas? Serão eles Ninjas disfarçados? Eu acho que não. Nunca vi nenhum mexer em facas. Mas pelo sim pelo não, vou ter mais atenção a minha periquita.
Mas vamos agora ao grandioso pódio. Vamos do 3º até ao grande vencedor.
No lugar mais baixo do pódio temos esta coisa mais linda, que aparece inscrita numa fileira de luzes de Natal…”Usar apenas no interior ou exterior”. Qual será a 3ª opção??? Já sei. È o vice-versa. Ahahahahah. Esta é mesmo estupidez. Disso não tenho qualquer dúvida.
Vamos já rapidamente para o 2º lugar do pódio. Nos pacotes de amendoins da Matutano… “Aviso: Contém AMENDOINS”. Esta malta e a mania de estragar as surpresas. E eu que depositava tantas esperanças no conteúdo daquela embalagem. Pareciam estacas a entrar em mim. Bbbbbbbuuuuuuáááááááá´.
E o grande vencedor, a cereja no topo do bolo, o aviso mais magnânimo de todo o sempre é esta relíquia que passo a apresentar. Numa serra eléctrica da Husquarna… “Não tentar deter a serra com as mãos ou os genitais”….Sem comentários.
Só de imaginar dói e muito. Já se ouviu dizer a expressão “rijo como o caralho”…mas até deter um serra eléctrica ainda vai um grande passo.
E pronto, acabamos este belo rol dos melhores avisos e alertas que os nossos tempos nos podem proporcionar.
Agora é esperar para que mais preciosidades nos apareçam. Mas não vou ficar aqui sentado. Vou em conjunto com vocês A Procure de… encontrar novas distracções ou será mesmo estupidez.
Fui…mas volto.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

E se eu te dissesse que já experimentei passar a ferro com a roupa vestida!?!?! :-). Mas não conto o resultado! ;-)

12:58 pm

 
Anonymous Anonymous said...

AHAHAHAHHA!!!!!

6:56 pm

 

Post a Comment

<< Home