O Bordel mais fantasticamente deprimente da Blogosfera

Sunday, December 03, 2006

Como disse???

Estas modernices das Novas Técnologias não são coisas que tenham explicação meramente cientifica.
Também elas tem o seu lado mistico.
Será que ouvi alguém dizer....Como??? O gajo tá a ficar todo queimadinho.
Não questionando a veracidade da afirmação, podendo inclusivamente reforca-la ( de facto ando mesmo um bocado queimado ), a verdade é que a blogosfera sofre também de algum esoterismo. Não perceberam! Eu passo a explicar.
Por obra e graça de qualquer coisa, tudo aquilo que permitia formatar o texto, mudar as cores, colocar letras em bold e introduzir fotos para dar ainda mais côr a estes textos desapareceu. Como ? Não sei. Ou fugiram ou então forças do além levaram todos aqueles acessórios tão úteis... só me resta esperar que voltem.
Por isso mesmo, este será mais um texto sem letras em bold e sem uma bela imagem para ilustrar este magnifico exemplar da literatura bloguista.
li aqui há tempos uma reportagem que falava de uma coisa deveras curiosa. Nada mais nada menos do que o TLEBS.
Perguntam vocês, que raio é isso???
O TLEBS é nada mais nada menos do que a Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário, que um conjunto de misteriosos e fantásticos sábios linguistas preconizou.
Quando eu estudava, havia coisas que nos faziam muita confusão, e a gramática era uma delas.
Coisas como os substantivos, os advérbios,os artigos, os tempos verbais, os pronomes, etc, que por sua vez se dividiam num sem número de variantes, e que por sua vez nos baralhavam a cabeça de um sem número de maneiras distintas.
Mas apesar de nos baralharem, aquelas coisas tinham alguma lógica ( ou não ), mas antes de mais nada era Português.
Mas como em muitas coisas que se passam neste nosso pequeno pais se podemos complicar porque é que havemos de simplificar, porque não tornar oculto o que é evidente, porque não lançar o caos onde reina a paz.
Então o que nos propõem aquele conjunto de sábios???
Coisas fantásticas, sem dúvida impressionantes, todavia incompreensiveis.
Reparem bem nas coisas que eles nos vem propor para substituir aquelas que mencionei a pouco.
Para começar este belo rol de figuras... Nome comum, contável, animado e não humano. Esta é por exemplo a nova classificação para cão...IMPRESSIONANTE.
Depois desta ficaram sedentos por mais. Então cá vai, é a loucura total...
Temos ainda o Determinante Artigo.
Mas isto não é nada, comparado com o que ai vem. Estão preparados? Acham que aguentam? Então cá vai estilo Tsunami...
Coerência pragmática ou funcional, o modificador, o designador rígido, o anafórico, a catáfora, a meronímia, o ataque da sílaba, a coda da sílaba, o agentivo, o género epiceno, que se pode dividir em variantes comuns ou comuns de dois, e a cereja no topo do bolo é mesmo...rufam os tambores...a Ordem OVS.
Cá para mim é mais a ordem OLNI..Ordem Linguística Não Identificada. Como alguém disse, importam-se de falar português?
Isto é o que dá as pessoas terem excesso de tempo nas mãos, e como tal anda por ai um conjunto de sábios(??) A Procura de... complicar.
Fui