Conceitos Vagos
Antes de abordar o tema, tenho uma coisa a partilhar com todos...já existem 5 pessoas que visitam este cantinho da blogosfera...o limite é o infinito neste momento.
Existem algumas coisas que profissionalmente sempre me inquietaram um bocado.
Existem alguns conceitos cuja sua substância é muito dúbia ( podia ser Dubai e ai a substância era bem melhor...mas não é ). E é muito dúbia porque a fronteira entre cada um somente existe a nível teórico.
Senão analisemos somente 4 desses conceitos, não, analisemos 5... 4 era pouco, 5 já denota um esforço moderadamente intenso.
Olhemos em primeiro lugar para os conceitos de obediência e subserviência. Qual deles prevalece nas intituições?
E em relação aos conceitos competência e incompetência, o que os distingue efectivamente?
Cruzemos agora estes conceitos...Um personage que seja obediente e competente e um outro que seja incompetente mas que é subserviente.Quem tem sucesso nessa instituição?
Nos nossos dias existe um conceito que está muito em voga que é a meritocracia, ou seja, o reconhecimento do mérito de cada um nas suas actividades.
Todas as grandes empresas já tem Sistemas de Gestão de Desempenho que visam "reconhecer o mérito"...Será que é mesmo assim?????
Será que isto não é somente mais um conceito vago que muitas vezes desmorona em função de outro tipo de interesses, quiçá obscuros!!!!
Eu que desempenho a minha actividade profissional numa empresa que está entre as 20 maiores de Portugal ( segundo a classificação do Jornal Expresso ) sinto que esses conceitos são mesmo muito vagos....
De que vale o mérito quando entra em acção o 5, não elemento, mas conceito...a CUNHA.
A resposta é obvia não vale rigorosamente nada...pronto não sejamos tão dramaticos, não vale absolutamente nada mesmo.
Como diria a nossa amiga floribella é uma qualidade super, mega, ri-nula quando compete com a cunha e com outros parentes próximos.
Por tudo isto, e não só, podemos dizer que alguns de nós andam A Procura de... mérito????
Fui.
1 Comments:
5???
6:42 pm
Post a Comment
<< Home