O Bordel mais fantasticamente deprimente da Blogosfera

Monday, December 24, 2007

Uma Estreia Clássica

Como já o disse anteriormente, este meu cantinho da blogosfera não pretende ser de modo algum um diário… tanto mais que iria ser um bocado deprimente.
No entanto há vivências que gosto de partilhar com todo o mundo e mais algum.
E uma dessas vivências foi a minha estreia no mundo da música clássica.
Foi mesmo muito giro. Gostei mesmo da coisa. Não fiquei muito mais culto do que era mas foi…Porreiro pá. Eheheheheh.
Depois de atravessar um Chiado que palpitava vida, lá fui eu assistir ao que seria a introdução de um dia repleto de música clássica.
Para começar um pequeno recital de Piano e Violino. Artistas vários foram demonstrando a sua arte de manejar o instrumento, até chegarmos ao grande momento.
Eis quando irrompe pela sala a artista que esperávamos ouvir… Tamila.
Vinha particularmente bonita nesse dia. Mas mais bonito foi quando ela começou a tocar o seu violino.
Acho que a alcunha de Stradivarius lhe assenta na perfeição, pois ela não só domina o instrumento de um modo brutal como toca e retoca de uma maneira fantástica.
Eu que não sou um apreciador do género musical estava completamente rendido ao talento desta menina e de tal maneira boquiaberto que nem encontrei o raio do telemóvel para tirar uma foto ou fazer um vídeo da actuação da nossa açoriana de Leste.
Quando ela acabou, pelo menos eu estava completamente rendido á simbiose perfeita de violino e piano que tinha acabado de assistir…e ao espectáculo dentro do espectáculo de nome Tamila.
Mas isto era só o intróito. Depois disto nada como uma viagem rápida até a um ambiente muito mais erudito.
E esta confesso que não estava a espera.
E lá estava eu a porta do Palácio Nacional da Ajuda para me preparar para ir assistir a um Concerto de música clássica. Sim, era mesmo um concerto.
Para quem nunca tinha conseguido ouvir um qualquer CD ou mesmo cassete de música clássica até ao fim, vinha aí uma prova de fogo.
Bom e lá fui eu na companhia do resto da malta a rezar por duas coisas:
1º Que quando olhassem para mim me deixassem entrar, e não dissessem alto e bom som…sai daqui seu homem rude e nada erudito.
2º Que me conseguisse manter acordado até ao fim do concerto.
E aprova foi completamente superada em todos os aspectos. Não só entrei, e até sorriram para mim, como vi todo o concerto sem ter sequer pestanejado… ao contrário de uma outra açoriana de estatura mais reduzida. Eheheheh.
O concerto era o Concerto de Natal 2007 da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa.
O programa da coisa estava dividido em duas partes. Saint-Saës e Mozart respectivamente (e espero não estar a dizer nenhuma barda) …
E mais uma vez lá estava ela, Tamila, junto aos primeiros violinos da Orquestra. Agora mais esbatida no meio da molhada e escondida atrás de um indivíduo muita do gadelhudo que não permitia ver a nossa artista.
Mas estar com os primeiros violinos já é uma coisa muito a frente. Que é o contrário de muito atrás na orquestra… que piada bem parva.
Ao fim de 1:30h de espectáculo a coisa acabou, e só vos posso dizer que gostei do que presenciei.
Tal como qualquer espectáculo, também a musica clássica ganha toda uma dimensão diferente quando é vista ao vivo. E não é que gostei.
Depois daquilo estava prontíssimo para ir assistir a mais um concerto.
Três num só dia…Ganda maluco. Um doidivanas.
Mas agora já não foi do género clássico. Um bom Rock para contrabalançar os neurónios e os ouvidos.
E foi assim, um Sábado onde o clássico andou á solta. Onde os violinos, o piano e toda uma orquestra invadiu o meu espaço mental dedicado á música.
Agora estou ansioso que a bela Tamila regresse de férias das frias estepes da Sibéria (ou então não) para voltar a ir A Procura de… ver o meu chapéu e ouvir o som mavioso do violino.
Fui…mas volto.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

ola sr joca.
sorte a sua de so ler isso agora:P
primeiro tenho k concordar consigo. a tamila deixa-nos sem palavras, toca maravilhosamente e é uma excelente moça.
mas aki a açoreana de estatura mais reduzida tb aguentou os concertos, com alguma dificuldade mas aguentou:D
talvez estava a precisar q alguem me desse um "aperto" pa me manter firme, eh eh.
inte sor joca, the giant, mts bjins
aki do calhau e molhados da chuva

5:08 pm

 

Post a Comment

<< Home