O Bordel mais fantasticamente deprimente da Blogosfera

Sunday, February 11, 2007

O Aborto e o seu Referendo

Hello hóspedes deste hotel piolhoso.
Estive ausente durante algum tempo, mas a culpa não foi minha…foi da inspiração. Essa desgraçada que me deixou só e abandonado durante algumas semanas e que não me permitiu partilhar com os meus fervorosos hóspedes todo um leque de temas que estão guardados numa gaveta e que a qualquer momento podem aparecer neste espaço bem miserável.
Ora um deles é o Aborto e o Referendo que se vai realizar daqui a algumas horas.
Antes de mais este referendo só vai acontecer por manifesta falta de coragem politica dos nossos governantes.
Como é um tema demasiado fracturante na nossa sociedade, a classe politica que governa este pais não tem coragem de legislar. Apesar de serem os representantes do povo na Assembleia da Republica, passam para o povo o ónus de uma decisão que deveria ser sua…e nós tudo bem.
Portugal é um pais que não tem tradição em referendos, onde a participação dos portugueses na vida politica tem vindo a diminuir com o passar dos anos, por isso só se espera que 50% da população exerça o seu direito de voto para que este referendo seja vinculativo.
Numa matéria desta natureza só pode haver duas respostas possíveis. Ou Sim, ou Não…desconfio que se houvesse o nim, era este que ganhava.
Temos argumentos bons e maus de ambos os lados. Mas também ouvimos argumentos muito estúpidos das duas partes.
Confesso que o mais estúpido que ouvi dos apoiantes do Não foi: “Os terroristas atacam sempre no dia 11”… sem comentários.
O Não, tem colocado o assento tónico na existência de uma vida… independentemente de tudo o resto.
Tem dito também que para além da mãe existe um pai. Ele até pode existir só que muitas vezes não existe.
E como estas muitas outras. Um exemplo é o video que podem ver abaixo da autoria do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e que tenta transmitir eventualmente algumas mensagens menos verdadeiras.

O Sim tem colocado o assento tónico em dois pontos.
Por um lado estamos a votar na Despenalização e não na Liberalização do aborto.
E por outro lado na vontade da mulher, no direito que a mulher tem sobre o seu corpo.
Vejam o vídeo que se segue.

Depois de tudo isto reforço a minha opinião...estamos perante uma situação de falta de coragem politica. Falta de coragem para legislar não só sobre a IVG mas também sobre a lei penal que considera a IVG como um ilicito penal e que como tal deve ser punido.
Há 8 anos atrás votei Sim. Oito anos depois o meu sentido de voto é o mesmo.
Até posso intrinsecamente pensar que não, mas conscientemente e racionalmente penso que sim.
Independentemente do resultado que venha acontecer tenho o receio de que nada vai funcionar como o que está previsto.
Estamos em Portugal, onde nada funciona e onde as mentalidades ainda estão no tempo da outra senhora…e somos do tamanho de um quintal.
Por isso independentemente do sentido de voto de cada um devemos comparecer em massa ao Referendo. Nem que seja para provarmos aos nossos governantes que temos mais coragem do que eles e que assumimos sem medo a responsabilidade pelas nossas decisões.
Independentemente do resultado devemos encarar a situação com um sorriso nos lábios. Mais ou menos assim:


Uma nota final para acabar este post.
Vou votar SIM mas só eu sei o que me custa defender a mesma posiçaõ que bloquistas e comunistas….mas prometo que será uma vez sem exemplo.
A não ser que o bloco mande a Ana Drago e a Joana Amaral Dias para me convencerem pessoalmente e de um modo bem carinhoso e atrevido…Eheheheeh.
Neste pais andamos todos A Procura de… tomar uma decisão consciente.
Fui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home