O Bordel mais fantasticamente deprimente da Blogosfera

Monday, December 18, 2006

Defesa ou Cobardia?

Hello again,
Ora cá estou eu após um tempo de reflexão e onde as ideias não me andavam a brotar com muita regularidade.
No entanto acho que posso dizer aos meus 6 (sim, já são 6) leitores que andavam doidos pela ausência de posts que o meu poder criativo está novamente a vir á tona.
Denoto um profundo lamento por esta minha revelação…mas calma, o processo criativo foi muito bom mesmo. Tão bom que nem me deixou dormir.
Este post foi todo ele pensado e projectado a partir das 05:00h de hoje.
Admirados! Se tivessem passado a noite com duas gajas como eu passei também estavam acordados a essa hora.
Terei ouvido 5 pessoas a dizer qualquer coisa do género: Grande fanfarrão, tretas, olha ele a dizer que passou a noite com duas gajas. E o mais recente viciado deste cantinho á beira blogosfera plantado a dizer: Ganda maluco, é por estas e por outras que eu já dedico muito do meu tempo a ler e reler os textos..digamos 5 minutos por dia. Uma loucura.
Tanto para os crentes como para os não crentes posso assegurar que o que disse atrás é verdade…foram mesmo duas.
Uma delas de leste…A Prostituta Romena que está dentro de mim, e do outro lado a mundialmente famosa e amante de muitos homens e também mulheres, a (in)Sónia.
Já acreditam agora…Há pois é!!!
E digamos que a partir das 05:00h o meu cérebro começou a fervilhar de informação, o bicho andava a 200 e não havia rigorosamente nada que o parasse…é um maluco.
E deu-me para pensar nisto, neste tema que coloco sobre a forma de questão (confesso que também não arranjei mais nenhuma maneira de o colocar), Defesa ou Cobardia?
Mas o que afinal quer isto dizer…por vezes nem eu sei muito bem o que eu próprio quero dizer e até naquilo que penso, mas neste caso é diferente (mas é mero acaso).
A questão que coloco visa lançar com alguma pertinência a dúvida em relação a muitas atitudes que nós tomamos quando somos confrontados com factos mais ou menos por nós esperados.
Estão baralhados com tanto palavreado e com tão pouca concretização? Também eu…Ehehehe.
Mas é simples. Se por algum acaso do destino a vida nos provoca algumas partidas inesperadas, partidas essas que não tem que ser forçosamente negativas, muitas vezes a nossa reacção é a mais estapafúrdia possível, não havendo qualquer nexo, qualquer lógica para que de modo reflexivo ou não tenhamos tais reacções.
Há quem prefira o refúgio bebendo, outros fumam (e não é só cigarros…outros produtos mais ilícitos e mais refugiantes), outros tentam exorcizar os seus demónios e os seus anjos indo sair, ver pessoas, há outros que preferem exactamente o contrário e fecham-se em casa com medo que o mundo lhes desabe em cima.
Há quem tenha reacções bruscas, que se torne agressivo na tentativa de repudiar aquilo que se aproxima, ou que se tenta aproximar.
Há quem use o humor de um modo exacerbado para evitar ou contornar temas que não lhe interessam.. Parece contraditório?
Pois parece que é mesmo isso que acontece. O nosso subconsciente reage das maneiras mais variadas e imprevisíveis, e porque não dize-lo inexplicáveis.
Todas estas manifestações acontecem quando tentamos de modo consciente ou de modo reflexivo fugir da situação, evitar a situação ou esquecer o acontecimento.
Volto a dizer que muitas vezes temos estas reacções em relação a coisas que até podem vir a ser positivas…mas que estupidamente ou defensivamente tentamos negar ou evitar…vá-se lá saber muito bem porque.
Como disse a minha psicóloga favorita, a digníssima, quiçá brilhante Sr.ª Dr.ª Xô Dona Lade, tem a ver com a nossa estrutura (estilo a estrutura de um edifício…ou não).
È por causa dela que nós temos essas reacções. Mas estrutura ou não esses mecanismos de defesa que adoptamos não serão também eles actos da mais pura cobardia do nosso subconsciente consciente??
Por todas estas razões e por muitas mais que não tenho tempo para abordar é que posso dizer que andamos muitas vezes A Procura de… baixar as defesas e largar de ser cobardes.
Fui.