O Bordel mais fantasticamente deprimente da Blogosfera

Friday, September 21, 2007

Onde Aterrar

Hello again jovens e brilhantemente magnânimos clientes deste espaço bordeleiro plantado na Grande Avenida da Blogosfera.
Hoje temos dois espectáculos…é a loucura completa.
Após longas horas de meditação profunda (95% das quais passadas a dormir) decidi soltar o Pacheco Pereira que há em mim, e vou ser muito abrupto (perceberam a chalaça…não!! É normal).
Hoje decidi ser uma pessoa descontextualizada, e falar de coisas que já não estão no auge mas que volta não voltam ameaçam voltar a maçar os nossos olhos e ouvidos.
Que tal o novo Aeroporto Internacional de Lisboa (AIL). Ou devo dizer OTA? Talvez Alcochete? Portela +1?
Ora aqui está outro caso que reflecte bem a transparência ou a falta dela, com que se fazem as coisas em Portugal.
Vou aproveitar que sou o dono desta chafarica para libertar não só o Pacheco Pereira mas também o Nuno Rogeiro e o Marcelo Rebelo de Sousa que há em mim…afinal se eles tem opinião sobre tudo também eu posso ter.
E para isso vou recorrer aos meus vastíssimos conhecimentos em diversas áreas.
Desde o Turismo á Economia. Da Engenharia Civil a Redes de Transportes até terminarmos em matérias de natureza Aeronáutica e Aeroportuária.
São todas elas matérias onde me mexo como peixe na água…ou então não.
Mas olhemos para as diversas hipóteses que já foram alvo de estudos mais ou menos aprofundados.
Comecemos pela menina dos olhos do nosso Governo…a OTA.
Como qualquer Governo Socialista que se preze, vamos lá fazer do Estado o principal impulsionador da nossa Economia e vamos lançar uma Obra Pública faraónica para por isto a mexer.
Faraónica por faraónica que seja mesmo a mais cara. Esperem. Ao novo AIL podemos juntar o TGV.
O aborrecido disto é que as linhas de alta velocidade estão definidas e não dá lá muito jeito a Madrid fazer um desvio até á OTA…apesar de este desvio ficar na ligação Lisboa-Porto. Não há azar a malta fala em tudo misturado e assim ninguém percebe que é tudo um logro.
É o velho princípio de que quem não tem dinheiro não olha a despesas…LOL.
Mas vejamos a OTA então.
Fica apenas a 60 kms de Lisboa. Se retirarmos o Aeroporto da Portela o fluxo de turistas que está previsto para daqui a 15 anos até é capaz de aumentar muito mais do que o que está previsto. Afinal a OTA é um encanto e a ligação para a capital vai ser muito fácil e baratucha.
Depois era só preciso uma gigantesca obra de drenagem de águas, remoção de lamas, terras e afins, desvios de cursos de água, e possivelmente cortar parte das serras que ladeiam o Aeroporto…antes que sejam cortadas por algum avião e as mesmas fiquem conhecidas como as Serras Gémeas.
Como podem ver coisa de pequena monta. Vem o Governo no entanto dizer que já tinha um comprador para todo o material drenado. Parece que para ir ao encontro das exigências de remodelação do pântano da Princesa Fiona o Shreck vai comprar aquilo tudo.
As Serras e os ventos cruzados que elas provocam é que eles ainda não viram bem como é que vão fazer desaparecer a coisa. Mas em relação ao vento já está encomendado um estudo ao Lobo Mau…afinal o senhor mandava as casas dos porquinhos abaixo com o poder do sopro…uma verdadeira sumidade em matéria de ventanias.
Como se pode ver, a OTA é só benefícios…mas no pais das maravilhas.
E Alcochete? Quais as vantagens?
A 1ª é logo para na nossa Força Aérea. Como o AIL iria ser construído no actual campo de tiro de Alcochete, a Força Aérea ficaria a ter á sua disposição de alvos reais para os seus treinos.
Já estou mesmo a ver o piloto antes de começar o processo de aterragem dizer… Senhores passageiros vamos preparar a aterragem. Querem com emoção ou sem emoção?
Depois dependia do que tivesse sido servido a bordo.
Depois Alcochete fica apenas a 40 Kms de Lisboa em Pleno Deserto e com a necessidade de passar uma ponte que desde essa data iria estar a ser constantemente armadilhada por terroristas. É pena é os potenciais Bin Ladens não saberem onde é que o Almeida Santos mora onde por onde passa…para irem treinando.
Mas mais uma vez iam ser 40 kms de emoção…a bordo de um cacilheiro ou num autocarro dos TST.
Com estas condições é que o turismo ia disparar como se não houvesse amanhã.
Depois ainda temos a hipótese Portela +1.
Curiosamente é a mais barata e por isso mesmo a que menos apoio colhe.
Poderia ser aquela que traria mais vantagens ao pais…mas não aos bolsos daqueles que esperam avidamente por uma grande obra pública para “arriscarem” ganhar dinheiro.
Porque não manter a Portela para os chamados voos regulares e construir uma estrutura para as Low Cost tipo em Alverca, Figo Maduro ou mesmo Alcochete.
Mas ai não dá muito jeito aos interesses que já estão instalados.
Na OTA já deve de haver malta comprometida há muito tempo…Ai que os meus terrenos nunca mais valorizam galopantemente como o Ministro prometeu.
Em Alcochete o raciocínio é igual…o Ministro é que se calhar foi outro.
Os Bancos tanto lhes dão que seja OTA ou Alcochete…desde que seja construído. Afinal eles é que vão financiar a coisa.
Já os agentes Imobiliários andam em pulgas para poderem rentabilizar um espaço tão apelativo como aquele onde está o actual Aeroporto da Portela….apesar dos Governantes Nacionais e Municipais dizerem que não senhor, que não haverá especulação Imobiliária e que tudo aquilo será um pólo de qualquer coisa…falta saber se esse pólo será um pólo imobiliário.
A solução Portela + 1 foi defendida por um “colega meu” do MIT, que é apenas e só uma das grandes autoridades mundiais em matéria aeroportuária, que como se pode bem de ver não foi aceite…afinal a sumidade em questão era demasiado independente.
Se não há problemas com as rotas dos aviões, se não se põem em causa o erário público, se temos uma estrutura capaz de fazer face ás nossas necessidades, se o Boom previsto é nas Low Cost porque não desviar esta estrutura para fora de Lisboa (e ai concordo com Alcochete). O viajar por preços mais módicos implica normalmente algumas menos valias…a distância seria apenas e só mais uma.
A Portela é essencial a Lisboa e a Portugal. Deslocar o AIL para longe é um erro.
E não me venham cá com a história de que qualquer dia temos a nossa Congonhas…é pura hipocrisia.
Até lá desfrutemos da beleza que é aterrar de noite na nossa linda capital. A luz de Lisboa á noite é simplesmente fabulosa.
Este é o corolário de uma trilogia de post’s de revolta.
Vou agora A Procura de…temas mais catitas e bem dispostos.
Fui…mas volto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home