O Bordel mais fantasticamente deprimente da Blogosfera

Tuesday, February 20, 2007

É Carnaval

A vida são dois dias e o Carnaval são três…
È uma frase bem antiga e que é possivelmente a que melhor caracteriza o Carnaval por terras lusitanas.
Este post é especialmente dedicado aos mascarados e foliões carnavalescos.
Confesso que nunca fui um particular adepto desta época.
O Carnaval e toda a envolvencia que ele tem nunca me cativaram nada por ai além… nem mesmo quando era petiz.
Devem de estar neste momento a pensar… Deves ser uma pessoa muito pouco alegre. Ou então, qualquer coisa do género…Que pessoa mais deprimente.
Nada disso…Ao fim de muito anos descobri o porquê de eu e o Entrudo não termos uma empatia especial um pelo outro.
No Carnaval a malta mais dedicada a causa mascara-se de qualquer coisa que eventualmente gostaria de ter sido…e o imaginário das pessoas é mesmo muito vasto.
Ora aqui está uma coisa que eu não gosto…máscaras. Mas de qualquer tipo de máscaras, em especial as máscaras que as pessoas vestem para desempenhar o papel de uma outra personagem que não a sua, e que em grande parte dos casos é muito fraquinha.
Por outro lado o conceito de folia que existe nesta altura. Parece uma data marcada na agenda onde todos tem que estar bem dispostos, entrar numa loucura desenfreada e não levar nada a mal…porque é Carnaval. O tanas.
Eu quando quero folia vou. Não preciso que me marquem datas precisas na minha agenda para eu me divertir…a minha agenda é a vontade e a espontaneidade.
Outra coisa que me faz muita confusão são os pseudo carnavais brasileiros que andam espalhados por esse pais fora.
Será que não repararam que está no mínimo fresco para andar com tão pouca roupa. Não que me desagrade bem pelo contrário… o fresco até faz com que algumas partes arrebitem e estejam sempre firmes e hirtas…eheheh.
Depois não temos o ritmo e o gingar dos brasileiros… bem podem abanar a anca, mexer o quadril e soltar a franga que a qualidade do sambar é muito fraquinha. Até tem melhorado um pouco, mas é por causa da comunidade brasileira que reside em terras lusitanas.
Façam como a malta de Torres Vedras, como a malta da Nazaré e façam um Carnaval tipicamente português. Com os famosos cabeçudos, com as matrafonas (as desculpas que muitos homens arranjam para sair do armário) e com todos os outros enfeites mais os menos ridículos que proliferam nesta altura.
Ainda não sei como é que a malta de Cascais e da Quinta do Lago não decidiram fazer um Carnaval á moda de Veneza…afinal é uma coisa chique.
Carnaval, Carnaval é no Brasil. O maior do mundo é no Rio de Janeiro.
E como diz a música o Rio de Janeiro continua lindo…e nesta altura do ano vira a loucura total.
Aquilo sim é festa. Aquilo sim é sambar…é Rio, é Brasil.
A cidade maravilhosa, como alguém um dia a baptizou, entra em delírio colectivo e deve ser difícil não ficar contagiado com uma festa tão magnânima.
Nem tudo tem que ter um mas, mas aqui tem.
Continuará o Rio a ser a cidade maravilhosa?
Será que hoje em dia o carioca mandrião e boa vida, não deu lugar aos bandidos que proliferam por lá?
Será que o deslumbre provocado pelo Cristo Redentor e pelo Pão de Açúcar, não foi substituído pela angústia de favelas gigantescas como a da Rocinha?
Será que o prazer pela praia, pelo calor, pela bela da caipirinha, por um passeio no calçadão não foi substituído pelo medo e pelo pavor de um assalto violento?
Era o Rio das primeiras coisas que eu gostava de visitar e de desfrutar.
Era o Rio, cidade maravilhosa e que continua linda que eu gostava de visitar.
Era o Rio que um dia foi pintado numa Aguarela que qualquer um de nós gostaria de saborear…ao som de um samba e acompanhado por uma bela caipirinha.
Desfrutem agora dessa aguarela que um dia Walt Disney “pintou”…


Nestes três dias de folia agendada anda por ai muita gente A Procura de...mascarar alguma coisa.
Fui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home