O Bordel mais fantasticamente deprimente da Blogosfera

Monday, March 12, 2007

Uma Espécie de Santidade

Olá jardineiros deste belo e colorido jardim.
Fico contente por saber que já são cerca de 15 os frequentadores conhecidos deste espaço floral…hoje um jardim amanhã uma vasta floresta ;-)
Hoje vamos entrar por caminhos estreitos da nossa sociedade…bem, se calhar estreito não será o melhor adjectivo, mas vamos com calma.
Se pensam que vou falar de sua Santidade, o Papa Bento, estão redondamente enganados.
Não vou falar nem do Papa, nem de nada que tenha a ver com a religião católica. Melhor ainda, não vou falar de nada que tenha a ver com a religião propriamente dita. Seja católica, protestante, muçulmana, judaica, etc, etc.
Primeiro porque é um tema que daria pano para mangas e nós não temos tempo para isso.
Depois porque após a morte de João Paulo II a Igreja perdeu muito da sua carisma…e não só.
Por fim porque não me apetece e a santidade de hoje é outra.
Confusos com esta lenga-lenga toda?? Possivelmente. Por vezes nem eu entendo o que estou a dizer.
Mas passando a explicar. Tal como este jardim da blogosfera cresce, também há por ai determinado tipo de “igrejas” que proliferam como as ervas daninhas…existem por todo lado.
Estes “santuários” são normalmente regidos por um Bispo Português mas onde a grande maioria dos priores é originário da América do Sul e dos Países de Leste.
Chamei priores, mas presumo que o melhor termo a utilizar deve ser nuns casos Mães de Santo e nos outros um tipo mais avançado e novo de Madres Superioras de uma qualquer igreja ortodoxa.
Mas estas igrejas são muito ao tipo da IURD e dos Manas…tem que se pagar a dizima…mas a dizima aqui é substancialmente mais elevada.
Tal como a IURD e tantas outras que por ai andam, são também elas uma enorme ilusão.
Tudo o que as rodeia, tudo o que se passa dentro delas (das ”igrejas” evidentemente...já estavam a pensar em que? mentes ordinárias) é um mundo de completa ilusão e onde a dizima a pagar por essa ilusão é muito elevada. Mas apesar disso são igrejas que são frequentadas não só por paroquianos mais endinheirados, mas também por paroquianos que não receberam as visitas da Deusa da Fortuna e da Deusa do Amor.
E como qualquer igreja alternativa, também estas são uma alterne…activa.
A ilusão visual e emocional que as pregadoras de serviço provocam nos “pobres paroquianos” quando fazem os seus sermões nocturnos são muitas vezes mais fortes que a articulação racional de ideias…
A ilusão passa a ser verdadeira, passa a ser a realidade e tudo o que está fora das paredes daquelas “igrejas” são coisas meramente acessórias.
Tal como na IURD também em algumas se canta e dança…mas com muito menos roupa, ou mesmo sem ela (que visto nesta perspectiva até é uma coisa bem agradável….eheheh).
A ilusão da beleza, de um paraíso temporário leva a que a dizima se transforme muitas vezes num encargo gigantesco…comer para quê???
A realidade não interessa. Que venha a ilusão.
Muitos de vós devem de estar a perguntar como é que eu tenho opinião sobre este tipo de matéria??
Coisas que me contaram e para as confirmar teve que haver um estudo no terreno….Ahahahah.
Por isso malta, bem podem inventar o que quiserem que vai haver sempre muitos crentes e muitos peregrinos A Procura de… ssas Santas do Varão Oco.
Fui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home